Friday, July 13, 2007

CONTINENTES



Um poucochinho de história


AMÉRICA DO NORTE
América do Norte, é o segundo maior dos continentes, muito gelada ao Norte e estéril, mas ao Sul apresenta grandes florestas tropicais húmidas e desertos extensos. A Ocidente levanta uma cordilheira montanhosa e escarpada que vai desde a América do Sul ao Alasca no Norte.

AMÉRICA DO SUL
Os Andes dominam a América do Sul, erguendo-se a Ocidente numa longa crista rochosa de montanhas e planaltos elevados. Na bacia do Amazonas, uma ampla depressão onde o impetuoso rio Amazonas transporta água para o mar numa torrente lamacenta, encontra-se uma selva cerrada e florestas tropicais húmidas.

ÁFRICA
A África é um continente antigo e fortemente desgastado pela erosão. Possui poucas cordilheiras montanhosas importantes e a sua superfície apresenta-se coberta de extensos desertos e de florestas tropicais húmidas cerradas. O Grande Vale do Rift rasga, como uma cicatriz, a paisagem do Leste, e é constituído por vales profundos e picos vulcânicos afiados.

ÁSIA
A Ásia é a maior de todos os continentes, aí estão os pontos mais altos, e os mais baixos da terra. Os imponentes Himalaias levantam-se no centro do continente com uma séries de picos escarpados. Ao Norte, surgem as intermináveis planícies geladas da Sibéria. Ao Sul temos o Sub continente Indiano e as muitas ilhas do Sudeste Asiático.

EUROPA
A Europa é o segundo Continente mais pequeno da Terra. Ocupa a extremidade ocidental da enorme massa de terra denominada Eurásia. No Norte existem velhas montanhas fortemente desgastadas pela erosão, enquanto que no Sul se encontra a extensa Planície Norte Europeia e montanhas muito mais recentes, de cumes aguçados, como os Alpes.

AUSTRALÁSIA E OCEÂNIA
A miríade de pequenas ilhas dispersas pelo Oceano Pacífico e a grande massa continental da Austrália formam o continente mais fragmentado da Terra.
A Austrália é plana, estável e, em grande parte deserta, enquanto que muitas das ilhas que as rodeiam são montanhosas e têm actividades vulcânicas, situando-se em volta da orla do “Anel de Fogo” do Pacífico.

Antártida
A Antártida é um continente de extremos. É o mais frio, mais seco, mais gelado, mais ventoso e mais inóspito da Terra e está rodeado pelos oceanos mais tempestuosos. A maior parte do seu solo rochoso apresenta-se escondida sob a maior camada de gelo do Mundo.
Após a sua descoberta no século XIX, alguns exploradores alcançaram o ponto mais meridional da Terra, Pólo Sul. A temperatura mínima chega a 89,2º C abaixo do zero, em certos locais, e, a máxima também pode chegar, a determinados locais, a 15º C positivo.

Árctico
O Árctico é um continente gelado no extremo setentrional do Mundo; um extenso oceano coberto de gelo, circundado pelas extremidades geladas do Norte da Ásia, da Europa e da América do Norte.
Sob o oceano encontram-se uma série de bacias profundas e cordilheiras de cumes afiados. A terra que cerca o mar está quase sempre congelada. A vida marinha é abundante no oceano, especialmente ao largo da costa setentrional da Europa. Lugar mais quente, a máxima é de 37º C positivo e o ponto mais frio tem a temperatura mínima de 68º C. abaixo do zero.




No comments: